A palavra IPÁ foi mais que respeitada pelo espetáculo Concerto da Primavera apresentado pela Ecoar, nesta quinta-feira, dia 18, no Centro de Cultura de Porto Seguro. O evento contou com a presença de um público que literalmente aplaudiu de pé, as performances musicais e de dança e as nuances criadas a partir das partituras de Pepe Semenzato.
A apresentação entregue pelo Coral Amigos de Porto Seguro, Camerata Jovem Ecoar, Cia Jovem de Dança e Jazz Band convidada sob a batuta de Semenzato, surpreendeu pela pluralidade em um espetáculo robusto e cheio de significados. De um lado, um misto de elementos da Música Erudita, do Jazz, da Música Afro Brasileira e Afro Latina, pulsante e intensa. De outro, a forma, o corpo e a dança, que ao se unirem completam como uma sinfonia, o palco do espetáculo.
Elogios
Para a produtora cultural e assistente social Miriam Silva, o espetáculo foi maravilhoso. Ela ainda elogiou a gestora do Ecoar, Carla Nunes pelo trabalho realizado dentro da entidade. “Vejo a cada espetáculo, a cada apresentação, a evolução da Ecoar. Ela soube colocar o ‘dendê’. Me emocionei com a dança Afro, a Cia de Dança representou e estão muito preparados”, avaliou.
A estudante Amanda Cerqueira, de 17 anos, também elogiou a dança. Gostei bastante do espetáculo, da sincronização da dança com a música. Gostei também das expressões dos dançarinos, que contavam a história e o sentimento. Me chamou muita atenção, a parte em que eles começam a usar roupas e somente um dos personagens está sorrindo, enquanto todo o resto tem cara de desgosto”, declarou.
Música
O cantor Gui de Paula também estava na plateia desse primeiro dia de apresentação e contou que é a segunda vez que é espectador de uma orquestra. “Eu, como músico, fiquei arrepiado diversas vezes neste concerto, porque a gente realmente vê que é uma orquestra de muita qualidade, com músicos de qualidade, corpo de dança e coral e ao se juntarem criam esse espetáculo. Fico muito feliz em saber que aqui em Porto Seguro a gente tem arte de verdade, na sua mais pura forma”, ressaltou.
A médica Mariana Bemfica também destacou a música dentro do Concerto da Primavera e a mudança no conceito sobre concertos. “Eu esperava algo expressivo, mas de uma forma um pouco mais lenta e me deparei com música animada, viva, enérgica mesmo. Sou mais musical, e, apesar de gostar da dança, eu amei os solos e as vozes, foram fantásticos”, salientou.
O Concerto de Primavera é uma realização do Instituto Ecoar Bahia, com organização e produção da Nordeste Serviços e Eventos e patrocínios de Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência de Cultura, Unimed, Veracel Celulose, Cambuí Supermercados, Naturaves, Kio Cogumelos, Cine Porto, Porto Seguro Shopping e Provida. O evento ainda conta com o apoio de Oumatu Buffet, Vaip Eventos, Congrega Bahia, além do apoio institucional do Centro de Cultura de Porto Seguro, do Governo do Estado da Bahia e Ministério da Cultura e Incentivo da Lei Rouanet.